quarta-feira, 27 de março de 2013

Páscoa verdadeiro sentido...


Talvez a Páscoa Moderna tente ser uma mistura das páscoas judaica, cristã, pagã e etc. Ao mesmo tempo em que tenta aproximar as pessoas de Deus, as afastam, pois apresenta um mercado capitalista, cheio de contos e histórias que envolvem a tradição pagã com o cristianismo.

Os símbolos da Páscoa Moderna
1- Ovos de chocolate- A bíblia não comenta qualquer coisa sobre o assunto. A tradição explica que o ovo representa a criação e a fecundidade, são de chocolate porque os antepassados acreditavam que o chocolate era comida dos deuses.
2- Coelhos - Por ser animal dócil, rápido e de fácil reprodução, alguns chegam ao absurdo de dizer que é um símbolo cristão e indica a rápida propagação que teve o evangelho no mundo antigo. O único animal mencionado na bíblia no período da páscoa é o Cordeiro.

3- Peixe- É um dos símbolos mais antigo dos primeiros cristãos, ao se referirem a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (João 21:9, Lucas 24:42-43).

Quanto ao fato de não comer carne, isso deriva da prática Católica Romana de jejuar durante a Quaresma, e que acabou sendo reduzida apenas à sexta feira santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário